Artigo: Os benefícios do Ovo

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

O ovo é um verdadeiro tesouro para nós. Rico em nutrientes essenciais, surgi para nós como uma fonte de inúmeros benefícios à saúde, conquistando um merecido reconhecimento global como um dos alimentos mais completos. Ao explorarmos mais profundamente os componentes nutricionais deste alimento, achamos uma riqueza de nutrientes que contribuem tanto para a sustentação física, quanto para a busca de uma vida saudável e equilibrada. Abaixo, algumas vantagens do ovo:

Proteína de alta qualidade: Os ovos são uma fonte excepcional de proteína, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparo dos tecidos corporais. Essa qualidade proteica é crucial para a manutenção da integridade dos tecidos.

Vitaminas e minerais: Além de oferecer proteínas, os ovos são ricos em vitaminas e minerais essenciais, como vitamina B12, vitamina D, vitamina A, selênio, fósforo e colina. A colina, em particular, desempenha um papel vital na saúde cerebral e hepática, contribuindo para funções cognitivas superiores.

Antioxidantes: A presença de antioxidantes como luteína e zeaxantina nos ovos promove benefícios à saúde ocular, reduzindo o risco de doenças relacionadas à idade, como a degeneração macular (doença que afeta a área central da retina). Esses compostos protegem as células contra danos causados pelos radicais livres.

Saciedade: Além de suas propriedades nutritivas, os ovos são altamente saciantes, auxiliando na redução do consumo calórico total e facilitando o controle de peso, uma vez que promovem uma sensação duradoura de saciedade.

Saúde cardiovascular: Pesquisas sugerem que, para a maioria das pessoas, o consumo moderado de ovos não está associado a um aumento significativo no risco de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos ômega-3 presentes nos ovos, adicionalmente, exercem efeitos benéficos para a saúde do coração.

Baixo teor de carboidratos: Naturalmente isentos de carboidratos, os ovos são uma escolha adequada para aqueles que seguem dietas com restrição de carboidratos, como a dieta cetogênica, proporcionando uma opção saudável e versátil.

Observação Importante: É crucial garantir que o consumo de ovos seja equilibrado e integrado a uma dieta geralmente saudável. Indivíduos com alergias a ovos devem evitar seu consumo, buscando alternativas adequadas para atender às suas necessidades nutricionais.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Fitoterapia, Ortopedia e Traumatologia, discente e adepto da Medicina Integrativa, Professor de Ciências Biológicas e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: